quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Educação Financeira - Crédito

Do crediário na loja ao cartão de crédito, há diversas formas de crédito que fazem parte do dia a dia de todo mundo. Conheça as modalidades e aprenda a usá-las de modo consciente.
O que é
Crédito é a oferta de uso de dinheiro por um determinado tempo
A base do crédito é a confiança: empresta-se o dinheiro confiando que ele será devolvido, com juros. Assim, o risco é um dos fatores mais importantes para a definição das condições de crédito.
Quais são as modalidades de crédito?
São várias as ofertas de crédito disponíveis. De acordo com o risco, o prazo e o volume das negociações, os juros mudam.
  • Cartão de crédito: com o cartão, é possível realizar compras e centralizar os gastos na fatura mensal. Por seu uso, o cliente paga uma anuidade. Se os gastos são planejados e a fatura é paga em dia, no valor integral, o uso do cartão traz facilidade no dia a dia. Quando falta planejamento e as faturas são pagas em atraso, os altos juros podem transformar o cartão em um vilão do orçamento doméstico.
  • “Cheque especial”: é o limite da conta corrente, uma espécie de empréstimo que o banco oferece de forma automática quando você usa mais dinheiro do que tem na conta e o saldo fica negativo. O valor devido é pago com altos juros. Por isso, recorra a essa modalidade apenas em caso de emergência, por poucos dias.
  • Compra parcelada: o chamado crediário, comum em lojas, é a oferta de pagamento parcelado. Essa modalidade facilita a compra de produtos mais caros, mas geralmente prevê o pagamento de juros nas parcelas. Antes de adotar essa forma de pagamento, calcule o valor total do produto parcelado. Se possível, tente negociar um desconto e pagar à vista, pois quem tem dinheiro na mão tem maior poder de barganha.
  • Empréstimos: os bancos oferecem várias modalidades de crédito pessoal aos seus correntistas. Eles podem servir tanto para realizar uma compra de valor alto, como para saldar dívidas de outras modalidades de crédito com juros mais altos. É importante se planejar para quitar as parcelas mensais no prazo e não se endividar.
  • Crédito consignado: é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Por essa garantia, geralmente seus juros são mais baixos.
  • Penhor: é uma modalidade de empréstimo em que o cliente oferece um bem de valor (obras de arte ou joias, por exemplo) como garantia para o pagamento da dívida. Se ela não for quitada, o banco coloca o bem em leilão.
  • Financiamento: é um empréstimo de longo prazo, geralmente usado para a compra de imóveis ou automóveis. Essa modalidade exige comprometimento por muitos meses. É importante planejar também os novos gastos que o bem adquirido trará para o orçamento.
  • Leasing: é uma modalidade de financiamento em que o bem é adquirido em nome do banco e arrendado para o cliente até que a dívida seja quitada.
Fique atento!
Compare os juros oferecidos pelas modalidades de crédito e evite endividamentos. Entrou no limite ou não vai conseguir pagar a fatura integral do cartão? Consulte seu gerente sobre as ofertas de crédito pessoal disponíveis e pague juros mais baixos.

Nenhum comentário: