quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Feira do Empreendedor 2010

A Feira do Empreendedor é um dos eventos de maior sucesso promovidos pelo Sebrae. Desde 1995, é realizada nos diferentes estados e regiões do país, em Pernambuco, será realizada de 27 a 30 de outubro de 2010, sempre oferecendo oportunidades para o surgimento de centenas de novos negócios a cada edição.

Em um único local colocamos à disposição dos participantes, através de nossos produtos e serviços, informações para abertura de empresas, tecnologia, cursos, treinamentos direcionados para o desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora.

Consolidamos informação, educação e geração de negócios, sensibilizando o público visitante para a abertura de negócios sustentáveis contribuindo para a redução da mortalidade desses empreendimentos.

Contato: Angela Miki Saito
Telefone: (81) 2101.8541
E-mail: asaito@pe.sebrae.com.br 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Empresas consolidam gestão com universidade corporativa

O crescimento das universidades corporativas no Brasil, que passaram de dez na década de 90 para cerca de 150 atualmente — segundo levantamento da professora Marisa Eboli da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) —, evidencia a aposta de grandes empresas como AmBev, Accor e Santander Banespa nesse modo de formação que oferece treinamento contínuo e integrado com os negócios para executivos.

O crescimento das universidades corporativas no Brasil, que passaram de dez na década de 90 para cerca de 150 atualmente — segundo levantamento da professora Marisa Eboli da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) —, evidencia a aposta de grandes empresas como AmBev, Accor e Santander Banespa nesse modo de formação que oferece treinamento contínuo e integrado com os negócios para executivos.

De acordo com Luca Borroni, coordenador-geral de programas coorporativos do Ibmec São Paulo , a procura pelos cursos corporativos da instituição cresceu 40% em relação a 2004 e a previsão para o ano que vem é de 30% a mais. Ele ainda diz que o crescimento médio desde 2001 foi de 63% ao ano. “Não há dúvida de que a universidade corporativa veio para ficar. No começo, as pessoas restringiam os benefícios ao preço, mas já se sabe que eles vão muito além disso”, afirma Borroni.

Seguindo essa tendência, o banco Santander Banespa inaugurou sua universidade corporativa em abril deste ano e prevê programas voltados para o atendimento comercial, identificação de riscos e para o atendimento segmentado dos clientes.

Segundo Helena Pessin, superintendente-adjunta de recursos humanos, a principal necessidade do banco é treinar os colaboradores para atenderem os clientes de acordo com a realidade específica de cada um deles. Para o ano que vem, Helena diz que o banco pretende trazer o conceito das comunidades on-line para dentro da organização. “Acreditamos que esse seja um canal eficiente de troca das melhores práticas”, comenta Pessin.

A característica fundamental das universidades corporativas é a personalização dos cursos de acordo com a realidade de cada empresa. No entanto, Marcos Siqueira, gerente de marketing das Faculdades Trevisan , diz que alguns temas são requisitados pela maioria das delas, como: empreendedorismo, inovação e criatividade. Ele afirma que está havendo uma procura grande por cursos na área de finanças e contabilidade, por conta dos recentes escândalos fiscais. “As empresas estão preocupadas com esse tipo de problema e o treinamento in company, além de ser mais barato, lida com a cultura da empresa”, afirma. Segundo ele, a maior procura pelos cursos das Faculdades Trevisan é das empresas de serviço que tem necessidade de formar gestores de pessoas.

Pioneiros

A AmBev é uma das empresas pioneiras na implantação da Universidade Corporativa. Em 1995, a empresa criava a Universidade Brahma que mais tarde foi substituída pela Universidade AmBev (UA). Além dos métodos tradicionais de treinamento, como salas de aula para cursos in loco, a UA conta também com a TV AmBev. “A grande vantagem da TV corporativa é que, por meio de transmissão via satélite, ela atinge todo o país simultaneamente”, diz Rodolfo Bernardes Roquette, gerente corporativo de treinamento. O executivo explica que as demandas de treinamento são geradas pela necessidade de reciclagem, atualização e desenvolvimento da equipe. “A partir das metas e objetivos traçados pelo planejamento estratégico nós identificamos os pontos que necessitam de aperfeiçoamento.

O Grupo Accor trouxe em 1992 da matriz francesa para o Brasil umas das primeiras universidades corporativas do País. Valquíria Duarte, gerente de projetos de educação do grupo conta que a empresa criou um comitê formado por representantes das 12 marcas que a empresa tinha na época para gerir a Academia Accor que funcionava em um prédio montado na cidade de Campinas (SP). “Nesse primeiro momento, o comitê decidiu que o primeiro curso deveria ser voltado para os cargos de liderança para que pudéssemos disseminar entre os colaboradores a cultura da empresa, inclusive o conceito de universidade corporativa que era novidade”, diz ela. No momento seguinte, o treinamento passou a abranger todos os gestores. “Esse curso existe até hoje e chama-se ‘Formação de Formadores’, consiste em capacitar os gestores a, no dia a dia, transmitir conhecimento e motivação para sua equipe”.

Hoje a Academia Accor oferece cursos para profissionais de todos os níveis hierárquicos, sempre com o objetivo de desenvolver o aspecto comportamental. Para trabalhar as competências técnicas, a empresa ainda mantém um departamento de treinamento tradicional. “A área de treinamento forma as pessoas no aspecto técnico, para exercer uma função, ocupar um cargo. Enquanto que a academia trabalha o profissional para o futuro, o que consiste em uma vantagem competitiva para a empresa”, diz Duarte.

Evolução

Segundo Alceu Queiroz consultor da Fundação Dom Cabral, no começo, muitas universidades corporativas eram quase como extensões do departamento de treinamento e desenvolvimento. Dessa forma, segundo ele, o conceito que abrange uma formação voltada para o futuro e um conhecimento da cultura da empresa se perdia. “Muitas empresas embarcaram em um modismo e mantiveram um treinamento tradicional disfarçado de universidade corporativa”, diz. Ele destaca que o profissional tem de ter uma idéia global do negócio e os cursos oferecidos nas universidades corporativas cumprem essa função porque apóiam-se nos valores que regem a companhia.

Palavra de ordem de hoje é: Empreendedorismo

O que é “Empreendedorismo”, esse bicho morde?

Não, esse bicho não morde. Trata-se de um neologismo derivado da livre tradução da palavra Entrepreneurship, que utiliza-se para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seus sistemas e atividades nos diversos universos de atuação. Hoje já existe disciplinas de Empreendedorismo em vários cursos de graduação e MBAs, inclusive no ensino fundamental e nível médio. É importante que desde cedo, seja desenvolvido a atitude empreendedora das pessoas, e a escola tem um papel fundamental nesse processo.

O Brasil é o sexto país mais empreendedor do mundo, com 13,2% da população envolvida em atividades empreendedoras, o que representa um total de 14 milhões de empreendedores.

O Empreender significa “abrir uma empresa” somente?

Não, antes de tudo o indivíduo tem que ter uma atitude empreendedora, ou seja, perceber, identificar oportunidades, é importante sonhar, porque o sonho estimula a geração de idéias, de possibilidades, quando encaramos a vida como um grande espaço de possibilidades, temos mais disposição para pesquisar, inovar, avaliar as possibilidades que aparecem. Empreender é fazer, realizar, enfim ter atitude, ter perseverança e uma grande dose de amor pelo que faz. Empreende-se na vida de uma forma geral, e o empreendedor pode desenvolver e implementar seu próprio negócio, nas organizações de terceiros (empreendedor corporativo), no agronegócio, em atividades culturais, no empreendedorismo social, etc.

Por que devemos ser empreendedores? Quais são os benefícios que isto gera para o indivíduo empreendedor e sua comunidade?

Porque antes de tudo a sociedade precisa de pessoas empreendedoras. Pessoas que possam contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional. Pessoas capazes de detectar oportunidades, analisar a sua viabilidade, implementar um empreendimento que gere emprego e renda, prestando serviços ou comercializando produtos de qualidade. O principal benefício individual é a realização pessoal, é ver seu empreendimento nascer, vencer as dificuldades e se concretizar. A sensação de materializar de um sonho.

O que eu preciso para ser um empreendedor? Quais as características de uma pessoa empreendedora?

Dolabella cita como principais características, a inovação, a criatividade, iniciativa, autoconfiança, autonomia, otimismo e necessidade de realização, é alto comprometimento com o que faz; é automotivado; é perseverante; sabe traduzir seus pensamentos em ações; é pró-ativo; define o que quer e onde quer chegar; É importante saber que os fatores que mais contribuíram para o fechamento das empresas no Brasil é a falta de uma boa gestão. Portanto além de um espírito empreendedor, é necessária uma habilidade organizacional.

Quais os principais cuidados que o empreendedor deve adotar antes de implantar um empreendimento?

O empreendedor precisa de muita competência, profissionalismo para tocar o negócio até porque o mercado exige isso com condição para sua sobrevivência. O futuro empreendedor precisa exercitar sua empresa através de um Plano de Negócios, que se bem elaborado dá um visão abrangente do seu funcionamento do empreendimento, permitindo fazer correções antecipadas, sem gerar prejuízos.

Uma mensagem para os alunos que acham que não possuem um espírito empreendedor:

A mensagem é simples, procurem identificar qual a sua vocação, o que lhe desperta uma paixão, o que você gosta e então vá em frente, corra atrás em busca de identificar oportunidades, claro que subsidiado pela pesquisa, pelo estudo, conhecimento do mercado, concorrentes, estabelecimento de relações, etc.

E para aqueles que não tem dinheiro, é possível investir?

Sim, leve seu conhecimento para o setor que pretende empreender, e associe-se, com pessoas que possuem o capital financeiro. Quero lembrar que a Universidade, também é um grande espaço de formação de parcerias, de se identificar futuros sócios/parceiros. Na sociedade devemos buscar pessoas confiáveis, que tenham conhecimento na área que pretende empreender, que tenham um perfil empreendedor. É importante a relação de complementaridade, ou seja, pessoas que possuam conhecimentos que complementam o seu, pois dessa forma o futuro empreendimento terá mais chanches de prosperar.


E então caros leitores, alguma oportunidade de negócio?

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou a Resolução CGSN nº 78, que altera as ocupações permitidas para o Microempreendedor Individual. A nova lista de ocupações entra em vigor em 01/12/2010.

Ocupações incluídas

Abatedor de aves Estampador de peças do vestuário
Abatedor de aves com comercialização do produto Esteticista
artesão em cimento Fabricante de velas - inclusive decorativas
Bike propagandista
Guia de turismo
Carroceiro - Transporte de carga Instalador de antenas de TV
Carroceiro - Transporte de mudança Instalador de equipamento de segurança domiciliar e empresarial, sem prestação de serviços de vigilância e segurança
Coletor de resíduos não perigosos Instalador de rede de computadores
Comerciante de artigos de bebê Locador de instrumentos musicais
Comerciante de carvão e lenha Locutor de mensagens fonadas e ao vivo
Comerciante de cestas de café da manhã Mestre de Obras
Comerciante de inseticidas e raticidas Produtor de Pedras para construção - não associada à extração
Comerciante de móveis Recarregador de Cartuchos para equipamentos de informática
Comerciante de produtos naturais Reparador de artigos e acessórios do vestuário
Comerciante de produtos para piscinas Reparador de cordas, velames e lonas
Costureira de roupas sob medida Reparador de equipamentos médico-hospitalares não eletrônicos
Coveiro Reparador de equipamentos esportivos
Customizador de roupas Reparador de guarda chuva e sombrinhas
Disc Jockey(DJ) ou Vídeo Jockey (VJ) Reparador de móveis
Dublador Reparador de toldos e persianas
Editor de vídeo Vendedor de aves vivas, coelhos e outros pequenos animais para alimentação

Algumas ocupações - abaixo listadas, foram retiradas, a pedido das entidades de classes, da lista de atividades permitidas para inscrição como Microempreendedor Individual. Os empreendedores já inscritos nessas atividades não serão desenquadrados por iniciativa das administrações tributárias.

Boiadeiro/vaqueiro
Caçador
Colheidor de catanha-do-Pára
Colheidor de palmito
Colheidor de produtos não madereiros
Lavrador agrícola
Pescador em água doce
Pesacador em água salgada
Podador agrícola
Produotor de algas e demais plantas aquáticas
Reflorestador
Seringueiro
 
Assessoria de Comunicação Social da RFB

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

De Olho no Estágio

Seleção de estágio para área contábil

A Fadurpe está selecionando estudantes do curso de Ciências Contábeis para compor o quadro de estagiários do Setor Contábil. São duas vagas para estágio de quatro horas diárias: uma para o turno da manhã, e outra para o da tarde. Para participar da seleção, envie seu currículo para o e-mail contabil@fadurpe.com.br com o título Estágio em Contabilidade até o dia 08/10. Não se esqueça de mencionar o turno desejado.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Publicada Resolução que regulamenta o Exame de Suficiência da área contábil

Comunicação CFC

O Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 de setembro publicou na Seção 1, página 81, a Resolução CFC nº 1.301/10, que regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Aprovada pelo Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em reunião realizada no dia 17 de setembro, a Resolução entrou em vigor a partir de sua publicação.

A realização do Exame de Suficiência foi estabelecida pela Lei nº 12.249/10, que modificou o Decreto-Lei nº 9.295/46. Com novas disposições legais, o Decreto-Lei passou a prescrever, no artigo 12, que os bacharéis em Ciências Contábeis e os técnicos em Contabilidade somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do respectivo curso, reconhecido pelo Ministério da Educação; aprovação em Exame de Suficiência; e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

De acordo com a Resolução nº 1.301/10, deverão realizar o Exame de Suficiência, para a obtenção ou para o restabelecimento de registro em CRC, os bacharéis em Ciências Contábeis, os técnicos em Contabilidade, os portadores de registro provisório vencido, os profissionais com registro baixado há mais de dois anos e os técnicos em Contabilidade quando mudarem de categoria para contadores.

O Exame


O Exame de Suficiência, conforme descrito na Resolução nº 1.301/10, é a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade.

A Resolução estabelece que o Exame será aplicado duas vezes por ano, em todo o Brasil, sendo uma edição a cada semestre. As provas deverão ter questões objetivas, de múltipla escolha, mas também poderão ser incluídas questões dissertativas. Serão aprovados os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% da prova.

De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a data da primeira prova de 2011 será estabelecida em edital, a ser lançado até dezembro deste ano. Porém, ela adiantou que o Exame deverá ser realizado, provavelmente, no mês de março.

Prazos

Aos candidatos aprovados no Exame, o Conselho Regional de Contabilidade expedirá Certidões de Aprovação. A partir da data da publicação do resultado oficial do Exame no Diário Oficial da União (DOU), os aprovados terão o prazo de dois anos para requerer, no CRC, o registro profissional na categoria para a qual tenham sido aprovados.

Segundo a Resolução nº 1.301/10, o portador de registro provisório ativo, obtido até 29 de outubro de 2010, terá seus direitos garantidos conforme a norma vigente no ato do registro.

Conheça o conteúdo completo da Resolução CFC nº 1.301/10.